Pesquisa & Extensão
PESQUISA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE GÊNERO
E DIREITO NO BRASIL
2017 - Atual
Este Projeto tem o objetivo geral de analisar as intersecções epistemológicas entre gênero e direito a partir dos eixos da pesquisa, da produção de conhecimento e da institucionalidade de espaços de investigação no Brasil. Volta-se a investigar/compreender o dimensionamento epistêmico dos estudos no gênero na pesquisa jurídica brasileira, tendo a investigação guiada a partir do aprofundamento sobre os eixos, áreas de pesquisa e da produção do conhecimento delas decorrente. O campo de estudo eleito neste projeto busca aprofundar as intersecções e as abordagens da categoria 'gênero' na produção acadêmica em Direito, no Brasil. Em suma, trata-se de uma proposta de pesquisa que pretende desvelar os sentidos epistemológicos e situacionais sob os quais estas categorias se entrecruzam neste campo do saber. Hipoteticamente, este Projeto de Pesquisa parte do pressuposto de que a construção de discussões/investigações, no campo do direito, que privilegiem o tema 'gênero' tem buscado acompanhar a multidimensionalidade e diversidade dos próprios direitos humanos, assumindo uma nova perspectiva de discussão e aportes a esta grande área do saber. Seria, nesse contexto, que a pesquisa jurídica estaria, cada vez mais, buscando evidenciar a necessidade de ampliação de investigações que construam o lócus interdisciplinar que permeia a discussão de diversos subtemas, especialmente as questões de gênero?

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: POLÍTICAS, PRÁTICAS E ASPECTOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE
2019 - Atual
A proposta desta pesquisa é um desdobramento das investigações desenvolvidas atualmente no Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias (UPE/CNPq), por mim coordenado. Os estudos desenvolvidos ou em andamento neste GP têm como objetivo o aprofundamento crítico e interdisciplinar sobre questões relacionadas aos direitos humanos, à educação em direitos humanos, à produção de subjetivos e questões de gênero. Assim, parto da premissa de que a pós-graduação constitui a área de excelência da pesquisa universitária e nesta necessitam ser incorporadas demandas de investigação relacionadas aos processos formativos interdisciplinares relativos à implementação das Diretrizes Nacionais de EDH na educação básica e espaços correlatos.
OBSERVATÓRIO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA
2013 - Atual
Este projeto de pesquisa tem um caráter de estudo permanente sobre Movimentos Sociais, com foco nas ações desenvolvidas por estes atores, particularmente na região do Agreste de Pernambuco. Envolve e articula profundamente pesquisa e extensão numa perspectiva inter e transdisciplinar, tendo por temática central os conteúdos de luta e a organização dos Movimentos Sociais com ênfase na dimensão educativa e sua contribuição para a democratização da sociedade. Seu eixo de extensão alimenta a pesquisa renovando continuamente o conhecimento produzido sobre estas organizações. Objetiva ainda a interação Universidade-Sociedade, de modo a promover a produção de conhecimentos dialogada com esses atores sociais.
ELABORAÇÃO DE CARTILHAS PARA PROMOÇÃO/DIVULGAÇÃO DE DIREITOS DOS USUÁRIOS E FAMILIARES DA SAÚDE MENTAL
2022 - Atual
A extensão visa promover o acesso fácil a direitos, sejam em relação a tratamentos, a acesso à justiça e a cadeia de promoção de saúde mental integrativa para usuários da Saúde Mental através de cartilhas que promovam essa divulgação, por via eletrônica. Na primeira edição serão confeccionadas duas cartilhas: uma em relação aos direitos dos portadores de depressão e outra em relação aos transtornos mentais relacionados a discriminação racial.
PROGRAMA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PARA ACESSO À PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU
2022 - Atual
O Programa, é uma iniciativa para atender diretamente estudantes egresso(as) da Universidade de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior que estejam ou que façam parte de grupos vulneráveis social e/ou economicamente e que anseiam por ingressar em Programas de Pós Graduação Stricto Sensu das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. As frentes de trabalho do Programa são três: a formação, por meio de oferecimento de seminários temáticos aos(às) discentes; o acompanhamento individual dos projetos e planos de trabalho para ingresso nos programas escolhidos; e, a produção e divulgação aberta de materiais didáticos por plataformas de vídeos e podcasts de acesso gratuito. O principal objetivo é colaborar para o acesso, oportunidade e diversidade de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
.png)